Afiliada a:

International Texas Longhorn Association

pESQUISAR

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Histórico da Raça

Características Gerais

É uma raça de aptidão para produção de carne, rustica, com alta fertilidade, alta resistência a parasitas e as fêmeas apresentam alta facilidade de parição.

Os animais puros apresentam diferentes tamanhos, cores e configurações de cornos. Todas estas características foram naturalmente preservadas das sete famílias, que tiveram sete origens diferentes, com sete bases genéticas diferentes.

Todos os sete grupos de animais são Texas Longhorn puros. Porém, cada origem (família) diferente tem uma característica marcante diferente do restante. Os verdadeiros fundadores dessa raça reconheceram essas características e suas importâncias.

Antes da perpetuação dessas sete famílias, o gado selvagem da região do estado do Texas era originário de animais da Península Ibérica. A raça Texas Longhorn é composta genotipicamente com 85% de genes “taurinos”, descendentes dos auroques selvagens domesticados no Oriente Médio ha 8.000-10.000 anos atrás.

Por isto, a grande semelhança a raças taurinas puras como Holandes, Hereford e Angus. Os 15% de genes restantes que compõem a raça Texas Longhorn são “indicus”.

Uma vez que esses bovinos foram trazidos para o Novo Mundo (Continente Americano), por Cristóvão Colombo em 1493, a maior parte destes animais voltaram a se tornar selvagens.

Sob a pressão do novo habitat (seleção natural), características anciãs voltaram a aparecer, como: como cornos maiores e mais longos para defesa contra predadores, tolerantes ao calor elevado e pouca água, e tornaram-se mais esguios.

Os rebanhos de Texas Longhorn permaneceram selvagens ou pouco domesticados até o final da Guerra Civil Americana. Com o final da guerra e as perdas sofridas, Texanos começaram a juntar esses bovinos para fornecer carne para o resto do país.

A carne de animais da raça Texas Longhorn é considerada magra, apresentando baixa concentração de colesterol e alta concentração de Omega 3.

ABRALHO – Associação Brasileira de Longhorn – Todos os direitos reservasos.